terça-feira, 9 de outubro de 2007

A Paris das américas

Oui, nós temos paris! Você se lembra da diversidade do Canadá? Duas línguas oficiais, culturas misturadas do mundo todo, milhares de estrangeiros vivendo no país.

Essa miscelânea se repete em uma das cidades mais charmosas do país: Montreal: um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte, com a segunda maior população de franceses do mundo, atrás apenas de Paris.


Uma verdadeira metrópole, com uma região central que lembra Wall Street e seus arranha-céus, Montreal é a cidade mais francesa do Canadá, mesmo tendo 1/5 da sua população falando o inglês.

Uma vida cultural efervescente - quatro orquestras sinfônicas, 40 companhias de teatro e 30 de dança – move a cidade, e as pessoas gostam mesmo de festa e de badalação. Os festivais são famosos: de cinema em março, de jazz em junho, de teatro e música em novembro. A cidade sedia mais de 70 eventos internacionais por ano, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.



Lugares recém-revitalizados fazem da cidade moderna e bonita, mesmo tendo perdendo muito de seu valor histórico, como o bairro Vieuz Montreal, que hoje abriga ateliês de artistas e galerias de arte.

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: