domingo, 27 de maio de 2007

Turismo para portadores de deficiência

O mercado de turismo está cada vez mais consciente da necessidade de oferecer meios para que todas as pessoas, sem exceção, possam viajar pelo mundo. No Brasil, já existe uma política de acessibilidade, que permite aos portadores de deficiência, por exemplo, praticarem turismo com mais facilidade e prazer em muitos destinos. Vasculhando na internet, achei dois exemplos bacanas (existem muitos mais - agradecimento especial ao blog do Ricardo: http://turismoparadeficientes.zip.net/). Um deles é o dos aeroportos, que estão, aos poucos, se adaptando, com piso táctil, telefones para surdos e mudos, com teclado acoplado, ambulâncias específicas chamadas Ambulift, plataformas elevatórias, rampas e banheiros adaptados, só para citar alguns exemplos.

Segundo o Ricardo, a "Infraero tem investido no conceito de estimular a sensibilização dos funcionários com palestras de conscientização, com ênfase no curso de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais - que ensina como se comunicar por meio de sinais com portadores de necessidade auditiva e de fala".

Tem uma matéria no blog bem legal sobre a Trilha do Peba, que fica no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia. A trilha é completamente adaptada para portadores de necessidade visual, com corda guia e indicações com informações sobre as espécies nativas colocadas a cada etapa da trilha, em placa para leitura em Braille e escrita para o Portador de Baixa Visão.


Eu achei a idéia bárbara. Lembrei de uma matéria que vi esses dias sobre uma exposição em que todo mundo entrava com os olhos vendados e a experiência de conhecimento de obras de arte era totalmente através do tato, simulando a falta da visão. legal para que a gente possa apurar outros sentidos, e compreender que as dificuldades que existem pela falta de um deles não pode nos impedir de conhecer, de outro jeito, o que a vida tem de bom, né?

Concordam? Discordam? O turismo tem que ser para todos!

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: