sexta-feira, 17 de agosto de 2007

As geleiras do sul

A Patagônia, que engloba um pedaço do Chile e da Argentina no extremo sul do continente americano, tem paisagens que não são vistas em nenhum outro lugar do globo. Montanhas rochosas que se erguem soberanas do nível do mar, procuradas por aventureiros que percorrem suas encostas, douradas ao nascer do sol.


Mares de gelo se movimentam em blocos, com paredes de até 60 metros de altura, maravilhando visitantes que chegam bem perto para ver a beleza daquela paisagem branca, quase azul. De vez em quando, grandes pedaços de gelo se desprendem, provocando um barulho ensurdecedor e um espetáculo para os olhos.

Perto do litoral, é possível avistar famílias inteiras de pingüins, inúmeras espécies de pássaros e animais marinhos, principalmente nos cruzeiros que fazem esse pedaço do continente.


Já pensou? Visitar isso tudo de primeira classe? Os barcos são pequenos, aconchegantes, nem por isso menos confortáveis do que os grandes navios que fazem a costa brasileira. E contrastam com o frio lá fora. Mas com a roupa certa, é possível passear mesmo no frio – e a paisagem vale a pena!

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: