segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Uma festa em Olinda

“Acordei e já era meio-dia. A festa na rua me chamou para a janela e sorri vendo o bloco passar. O carnaval tinha apenas começado e ainda faltava uma semana...”


Podia ser letra de música, trecho de livro, mas é a mais pura verdade. Olinda acordou em festa, uma semana antes do carnaval. Motivo? Preparação para a grande festa. O carnaval de rua em Olinda é um dos mais tradicionais e também um dos maiores do Brasil.

Não é à toa que atrai milhões de foliões todos os anos, em busca de diversão, muito frevo e a beleza dos blocos, que não ficam separados do público e transformam a cidade em um verdadeiro baile de carnaval em céu aberto.




A multidão segue o percurso dos bonecos gigantes no sítio histórico, preservando as tradições da folia pernambucana e nordestina. Todo ano, pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares, que mantêm vivas as genuínas raízes da mais popular festa do Brasil.

A diversidade é um dos pontos fortes: clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos, afoxés, a mistura de cultura de brancos, negros e índios traduz com maestria a alma brasileira.


Este ano, serão mais de 500 agremiações, em uma programação que começa na quinta-feira, com a lavagem simbólica das ladeiras, e segue até a quarta-feira de cinzas. Corra que ainda dá tempo de ver essa festa!

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: