segunda-feira, 3 de março de 2008

A Lisboa das Igrejas

Há quem goste de, na semana santa, aproveitar para visitar lugares que alimentem a fé. Uma boa dica é conhecer a capital de Portugal e suas belas igrejas, e ainda aproveitar para ouvir um fado autêntico saboreando a culinária regional rica em sabores.


A cidade branca, como é conhecida Lisboa pela sua luminosidade, é uma capital para se conhecer a pé. A luz, o ambiente e o clima proporcionam passeios maravilhosos ao longo de várias zonas da cidade, nos bairros históricos, com bela arquitetura e gente hospitaleira.


E quanto às igrejas? É possível fazer um tour passando pelo Convento de Madre de Deus, fundado em 1509, num estilo originalmente manuelino, a Basílica de Estrela, igreja neo-clássica do século XVIII, com pinturas interiores de Pompeu Botoni e Pedro Alexandrino; a Igreja e Monastério São Vicente de Fora, com fachada renascentista do séc. XVI e painéis de azulejos inspirados nas fábulas de La Fontaine.


Depois, o Panteão Nacional - Igreja Santa Engrácia, com arquitetura barroca e planta octogonal, e a Sé Catedral, em estilo romântico, erguida por ordem do primeiro rei português, D. Afonso Henriques, onde se encontra a pia do séc. XII que batizou Santo António e o presépio do escultor Machado de Castro.

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: