sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A cultura e a beleza do além mar

Bacalhau, fado tradicional, igrejas e azulejos... Lisboa tem ícones que merecem ser vistos e ouvidos, além de experimentados, claro. Mas existe uma Lisboa que vai além do clássico e que, para conhecer, é preciso andar pelas ruas. Uma experiência pra lá de agradável.


A cidade fica na margem direita do rio Tejo. Linda, monumental, com suas fachadas de azulejos e ruas estreitas que datam da Idade Média. No centro, o casario histórico e bairros típicos constroem um passeio agradável. Os palácios são geralmente abertos á visitação e há museus para todos os gostos. Óbidos, Queluz, Santarém e Sesimbra guardam castelos incríveis, alguns com pousadas para os visitantes.

A gastronomia regional é uma boa pedida – como o delicioso queijo da Serra da Estrela e a sopa alentejana. Os aromas inundam a alma. E por falar em alma... se for a Lisboa, não deixe de conhecer as tascas - botecos onde se bebe cerveja gelada e comidas boas e baratas – e escute o fado vadio, diferente do tradicional, o verdadeiro samba de Portugal. Com um violão e uma guitarra portuguesa, até quem não é profissional (mas canta muito bem) se aventura a soltar a voz e chorar no fado.

Lisboa é também é a cidade das festas populares, das compras, da agitação noturna à beira-rio e à beira-mar: famosas estâncias de veraneio, como Cascais, guardam praias especiais para os esportes náuticos, como a do Guincho. Outra opção é a chique Estoril, com o autódromo e mais campo de golf, cassino...

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: