quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Marrocos as time goes by

Quem não se lembra da famosa cena do aeroporto, no filme Casablanca? A cidade de mesmo nome fica no Marrocos, e foi mesmo um cenário especial durante a Segunda Guerra Mundial. Uma terra de encantos e mistérios, o Marrocos fica no extremo noroeste da África, entre o Saara Ocidental e a Argélia e é banhado pelas águas do Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.


Que tal passar o fim de ano em um país tão diferente? Além do deserto, que pode ser a primeira imagem que vem à mente quando se pensa no norte do continente africano, o Marrocos tem montanhas, lagos, cachoeiras e uma diversidade natural que surpreende. E os maravilhosos oásis, muitas vezes iguais aos filmes.


Visitar as principais cidades, como Fez, Marrakech, Rabat e Meknés, é um verdadeiro passeio pela cultura árabe e dos grandes sultões: a Medina, centro comercial, a mesquita central, o palácio real, o bairro judeu e os mercados de rua.


Em Casablanca, cidade portuária e industrial, as casa são realmente todas brancas, seguindo a tradição que servia para que os viajantes do mar avistassem o porto. A curiosidade é que cada cidade tem uma cor que predomina na arquitetura. Em Marrakech, casas vermelhas, em Meknés, verdes e em Fez, amarelas.


No Marrocos, vale ainda conhecer Tânger, no litoral do Mediterrâneo, quase na Espanha, com seus 16 quilômetros de praias que ficam cheias de europeus no verão marroquino; e ainda a mais complexa Medina do mundo Árabe, em Fez, onde é preciso entrar com um guia para não se perder.

Em Marrakesh, vale conhecer o Djemaa El Fna, mercado que fica em uma praça circular, com movimento durante todo o dia e encantadores de serpente, mágicos, mulçumanos sentados em tapetes lendo o Alcorão, dentistas que exibem milhares de dentes extraídos como prova de sua competência. Um mundo diferente, que parece saído das mil e uma noites.

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: