segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Viagem à pedra encantada

Um país que parece saído dos contos de fadas. Quer dizer, na verdade, a Irlanda é o lugar de onde os conto de fadas saíram!!! Castelos da Idade média, a famosa bruma que cobre as cidades e os campos, lugares aonde se fala línguas antigas e se conta histórias que alimentaram o imaginário popular do mundo inteiro.


Dentro deste cenário de sonhos fica a rústica Blarney, uma cidade dos tempos dos reis e rainhas, onde está o Castelo de Blarney, o terceiro construído no lugar e que guarda uma lenda que virou ponto turístico de viajantes de todo o mundo.

A lenda

Uma senhora que havia sido salva de um afogamento por um rei o havia recompensado com um feitiço: se ele beijasse uma pedra do topo de um castelo, conquistaria o poder da palavra e, com isso, conseguiria tudo.



Não se sabe se a história é verdadeira, mas há tempos, milhares de turistas de todos os lugares se dirigem à Blarney para conhecer o castelo e aventurar-se.

Os irlandeses se orgulham pela eloqüência e pelo poder de persuasão. A própria palavra Blarney significa, no dicionário, "a habilidade de influenciar e persuadir com palavras justas e discurso gentil, sem ofender".


Acredita-se que aquele que consegue beijar a pedra de Blarney conquista o dom da palavra. E eu falo “consegue” porque fazer isso é uma façanha: a pedra fica entre a parede principal do castelo e o parapeito. É preciso deitar-se, equilibrando-se para trás e para baixo, para alcançá-la.



Normalmente, você já precisa começar a exercitar seu novo dom antes do beijo, para convencer um amigo ou um dos guias locais a segurá-lo para não cair ao tentar virar “expert” em convencimento.


Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: