sexta-feira, 16 de março de 2007

New York !

Eu, como boa parte do planeta (presumo!), ADORO viajar. Minha última incursão foi por New York. Li num folheto turístico aqui do Jornada que era uma cidade suja, mal educada, com todos os males pertinentes a uma grande metrópole e que por isso mesmo é viciante. É fato: New York é realmente tudo isso!

Eu, muito mais propensa aos encantos europeus, rendi-me à Big Apple e, dos poucos lugares que conheço dos EUA, ela certamente me inspira um retorno. Por mais que se ande e que se veja, nunca é suficiente para abarcá-la – sempre vai ficar faltando alguma coisa interessante. New York sempre deixa um gostinho de “quero mais”.


Barulhenta, caótica, sob chuva apresenta pontos de alagamento ( igualzinho a uma metrópole que conheço... rs), ela tem seu charme! A sensação de dejavu é constante: senti-me “dentro” de muitos filmes ! Eu, assumidamente urbana, me senti em casa! Incrível como, procurando nos lugares certos, encontra-se TUDO, mas TUDO mesmo que vc imaginar!

Templo do consumo – é impossível voltar só com fotos e histórias ( sou assumidamente um “dedo nervoso” – trouxe excesso de bagagem fotográfico , algumas histórias engraçadas e, obviamente, vááárias “coisinhas”)....Estrangeira mas “ a vontade”, nem o idioma mostrou-se empecilho – ao que pese eu entender “mais” e expressar-me “menos” (travas lingüísticas..rs)... Não me furtei aos micos que todo bom turista passa: perder-se no metrô, pagar o ônibus com muitas..mas muitas... moedas de 1 cent, fazer uma produção para jantar e descobrir que quase todos os bons restaurantes fecham antes da 1 da manhã....mas nada que tirasse o bom humor!! Aliás, tudo rendeu sempre boas risadas !!!!

E um fato curioso: vendi (literalmente) minha bolsa na fila de compra de ingressos em um teatro na Broadway! Estávamos eu e minha amiga na fila, tentando comprar um ingresso para assistir Wyzard (e não conseguimos – assistimos Mamma Mia – aliás, assistir a um espetáculo da Broadway é OBRIGATÓRIO! - e, se possível compre seu ingresso no Brasil e com antecedência pois as filas são ENORMES e os espetáculos mais conhecidos estão esgotados em várias datas) e atrás de nós estava Ayleen, uma negra linda e enoooorme (como a maioria dos negros em New York), papo vai, papo vem, ela viu minha bolsa (feita por minha mãe, toda de zíper) e encantou-se! Pediu e-mail, queria que fizesse uma para ela e mandasse por sedex, ela ficou de fato encantada com a bolsa! Eu ri, e disse pra minha amiga: "vou ver se ela quer comprar essa"... Ela riu e disse: "por que não?". Fiz meu preço e ela pagou sem pestanejar. Abri a bolsa da minha amiga, coloquei minhas coisas dentro, e voltei pra Sampa sem bolsa !

Todas as viagens rendem histórias e situações engraçadas – comigo não é diferente..Mas é fato : eu era uma estrangeira..... o sentimento de não pertencimento não me abandonou mas também não embotou meu prazer de desfrutar da cidade que never sleeps..aliás, the city, me & my friend ( uma média generosa de cinco horas por noite – uma verdadeira maratona!).
A sede das Nações Unidas é linda ! O Metropolitam Museum vale no mínimo uma manhã de visitas... depois? Permita-se um pic-nic com salmão, pão de frutas e vinho no Central Park, ou então o charme de ostras e um copo de prosecco na Grand Station, pegue a Circle Line e vá ver a “Liberdade” sob a forma de estátua , fotografe-se ao lado do Touro e ande pela Wall Street, não perca a chance de degustar um conchiglionne com o vinho da casa em qualquer um dos charmosos “ristorantes” de Litlle Italy, coma sem culpa uma lichia comprada em um legítimo camelô nas ruas de China Town (sim !! New York tem camelôs !!), inebrie-se na profusão de luzes e cores da Broadway , um iced coffe numa barraquinha de rua – eu feliz e diluída, encantada... Encantadoramente cosmopolita, New York tem seu charme... Depois eu conto como foram minhas incursões noturnas pela Big Apple !!! Até o próximo post!

Por: Nely

2 comentários:

Blog do Jornada disse...

Adorei a sua história de New York.
Muito legal.
Continue contando suas histórias pra nós.

Beijos,

Helder

Blog do Jornada disse...

Nely,

Adorei sua história de New York.
Continue contando suas histórias pra gente.

Beijos,

Helder