quarta-feira, 21 de março de 2007

Turismo na neve

Você sabia que muita gente viaja para estações de esqui todos os anos? Esse mercado, que cresce cerca de 10% ao ano, é atrativo, principalmente para os brasileiros, que não têm oportunidade de conviver com a neve (mesmo no sul, ela é um “evento” quando acontece, não é mesmo?).

Os destinos da América do Sul – a temporada está chegando, é bom se apressar! – são charmosos e bem acessíveis: Bariloche, Las Leñas e Chapelco, na Argentina, e Valle Nevado, Chillan, Pucon e Portillo, no Chile, têm hotéis e restaurantes deliciosos, além das pistas, em diferentes níveis para todo tipo de esportistas, dos iniciantes aos experientes.

E ainda: gente bonita, instrutores, passeios, compras e muita diversão. Além, é claro, da possibilidade de começar a praticar um esporte diferente, em uma paisagem linda (essa foto está incrível, não acham?).



Uma coisa que li me assustou muito: por causa do aquecimento global, está diminuindo a quantidade de neve no mundo (meio óbvio, né?), e por conseqüência, as montanhas nevadas utilizadas para esportes. Claro que a quantidade é bem pequena, mas no geral, acaba sendo significativo. Segundo o WWF – World Wildlife Fund – (Fonte: Sindetur), cerca de 40% da neve de todo o mundo já sumiu. E se a temperatura continuar como está, nos próximos 20 anos um pedaço que pode chegar a 300m de neve vai subir a montanha. Para o bem do turismo de neve, é melhor começarmos a nos mexer para mudar essa realidade. Aproveitar para aprender a esquiar rapidinho também é bom, hein!

Por: Katiuscia Zanatta

Nenhum comentário: